SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Notas sobre las políticas públicas para la educación profesional actual en BrasilLa práctica de la supervisión de enseñanza en Sao Paulo: una abordaje instrumental o crítica? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

TODARO, MÔNICA DE ÁVILA  y  BOCCIA, MARGARETE BERTOLO. PAULO FREIRE E HUMBERTO MATURANA: DIÁLOGO (IM) POSSÍVEL?. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.1, pp.173-182. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p173-182.

Neste artigo, temos como objetivo apresentar o resultado inicial de um percurso construído a partir das leituras e discussões realizadas pelas autoras a respeito dos pensadores Paulo Freire e Humberto Maturana. Como procedimento teórico-metodológico, recorremos ao levantamento e análise bibliográfica. Os dados foram descritos de modo suscinto, no que tange às origens biográficas dos referidos educadores, a diferenciação de origem de escolas filosóficas, além dos recortes de pensamentos que consideramos significativos. Nossa investigação concentrou-se no estudo de temas como história, humanização, linguagem, emoção, amorosidade, mudança, educação, diálogo, autonomia, conhecimento e política, presentes nas obras de Freire e Maturana. Buscamos, ao final, comparar as concepções e apresentar ensaios de aproximação e distanciamento entre os autores de modo a possibilitar reflexões e possíveis aprendizagens para aqueles que atuam como professores e pesquisadores na educação. Constatamos que os dois contribuem, portanto, para o surgimento de um outro olhar para a educação, no qual o respeito para consigo mesmo e o outro torna-se realidade por meio do diálogo.

Palabras clave : PAULO FREIRE; HUMBERTO MATURANA; EDUCAÇÃO.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )