SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Paulo Freire and Humberto Maturana: an (im) possible dialogue?A research on special education in Anped. an epistemological analysis of the WG 15 papers (2008 -2012) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

CHICHAVEKE, ESTER  and  SILVA, ANTONIO FERNANDO GOUVÊA DA. PRÁTICA DA SUPERVISÃO DE ENSINO PAULISTA: INSTRUMENTAL OU CRÍTICA?. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.1, pp.183-196. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p183-196.

O presente artigo tem por objetivo central privilegiar a reflexão sobre alguns pressupostos da teoria crítica como referência para a ação supervisora da rede de ensino pública paulista. Os autores frankfurtianos e seus continuadores enfatizavam a racionalidade crítica como referência salutar para novas formas de pensar, interpretar e transformar o processo educativo e a sociedade. É nessa contextura que abordaremos o vigor da consciência crítica na intenção de lançar luzes sobre a categoria da supervisão de ensino e, assim, propor considerações e reflexões alicerçadas em uma prática educacional que problematiza as contradições sociais e educacionais do nosso tempo e que se assume crítica, ética e mais comprometida com as causas humanas. Para tanto, partiremos das premissas sustentadas pelos teóricos da Escola de Frankfurt, retomando especialmente o conceito de “racionalidade crítica”, no esforço de preconizar sua teorização e argumentos para o pensar e o fazer do supervisor de ensino, analisando suas práticas passadas e possibilidades para consolidar caminhos alternativos diante de uma renovada postura educativa.

Keywords : PRÁTICA SUPERVISORA; SUPERVISÃO E EMANCIPAÇÃO; RACIONALIDADE CRÍTICA.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )