SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1The teaching supervision practice in the state of São Paulo: an instrumental or critical approach?Permanent education in family health strategy: challenges of training processes in health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

BLANCO, MARIA AMÉLIA TEIXEIRA  and  ORLANDO, ROSIMEIRE MARIA. PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA ANPED: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DOS ARTIGOS DO GT 15 (2008-2012). Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.1, pp.197-209. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p197-209.

O presente artigo tem como foco a epistemologia da pesquisa nos artigos publicados no Grupo de Trabalho de Educação Especial da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), no período de 2008 a 2012. O objetivo geral foi analisar como estão configuradas as vertentes epistemológicas, tal como foram classificadas por Gamboa (2008), e tomadas, neste trabalho, como nosso objeto de análise. Estudos desta natureza debruçam-se sobre os fundamentos filosóficos do trabalho científico, uma vez que diferentes procedimentos metodológicos dependem de escolhas epistemológicas e, por conseguinte, de diferentes formas de representação da realidade. Esta pesquisa teve como base uma análise bibliográfica, cujos documentos foram selecionados, a partir de 2008, sob a influência da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASI, 2008). Em 52 trabalhos analisados, 36 adotaram a vertente fenomenológico-hermenêutica, 16 a crítico-dialética e nenhum adotou a empírico-analítica. Estes resultados foram analisados à luz das orientações teórico-filosóficas de Gamboa (2008).

Keywords : EDUCAÇÃO ESPECIA; EPISTEMOLOGIA; PRODUÇÃO CIENTÍFICA.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )