SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Investigación sobre educación especial en Anped: un análisis epistemológico de los artículos de GT 15 (2008-2012) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

OMURA, JULIANA BASTOS BASTOS; KUHNEN, MIRIAN; ARRUDA, MARINA PATRICIO DE  y  LOCKS, GERALDO AUGUSTO. EDUCAÇÃO PERMANENTE NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: DESAFIO DOS PROCESSOS FORMATIVOS EM SAÚDE. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.1, pp.211-226. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p211-226.

Criada pelo Ministério da Saúde, a educação permanente em saúde apresenta-se como uma estratégia de transformação dos processos formativos voltados às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), considerando que a grande dificuldade desse sistema encontra-se na falta de qualificação de profissionais e consolidação dos processos formativos na área. O estudo descreve o processo de desenvolvimento da estratégia de educação permanente de um município de médio porte do sul do Brasil, no cotidiano das unidades de saúde. Trata-se de um estudo transversal, de caráter quanti-qualitativo, realizado em 14 unidades de saúde da família, com a amostra de conveniência de 208 profissionais da estratégia de saúde da família. Os dados foram levantados a partir da aplicação de um questionário semiestruturado. A análise dos dados indicou que a educação permanente em saúde muitas vezes é destinada a reuniões de equipe, discussões sobre encaminhamentos e distribuição do trabalho. Tal proposta impede a reflexão sobre a prática profissional, a troca de experiências, a reorganização dos serviços de saúde e o comprometimento da equipe com a mudança do paradigma de saúde. Sendo assim, a educação permanente, que deveria contribuir no fortalecimento e consolidação do SUS, segue como uma estratégia ainda in suficiente para a consolidação da reforma sanitária.

Palabras clave : EDUCAÇÃO PERMANENTE; SAÚDE DA FAMÍLIA; SUS.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )