SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2SER PROFESSOR: VISÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

FRANCO, MARIA JOSELMA DO NASCIMENTO  e  SILVA, GISELLE MARIA CAVALCANTI. A ESCOLA, A IDENTIDADE E O PROTAGONISMO DOS SUJEITOS EDUCATIVOS: QUANDO A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO FAZ A DIFERENÇA. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.2, pp.7-24. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2p7-24.

Nosso objeto de estudo é a atuação do coordenador pedagógico na perspectiva da marca identitária que protagoniza os sujeitos educativos participantes do processo educacional. Temos, como questão-problema: como estão fundamentadas as ações desenvolvidas pelo coordenador pedagógico que propiciam, pelo trabalho escolar, a obtenção de uma marca identitária protagonizadora dos sujeitos educativos? Partimos do pressuposto de que o coordenador pedagógico trabalha diretamente com toda a equipe da escola, buscando relacionar um discurso que, fundamentado teoricamente, revela-se na prática do protagonismo dos sujeitos. Nossos objetivos são: 1) analisar as ações desenvolvidas pelo coordenador pedagógico e o que as fundamenta; 2) apontar a contribuição de suas ações para a constituição de uma marca identitária dos sujeitos educativos; 3) averiguar se na dinâmica organizacional e pedagógica da escola as ações são balizadas pelo projeto político-pedagógico. O recorte teórico está referenciado por Amariz (2008), Almeida (2006), Fusari (2007), Imbernón (2011), Libâneo (2004), Oliveira (2009), Orsolon ( 2006; 2009), Pimenta (1997) e Veiga (1995), dentre outros. Os procedimentos de coleta foram: análise documental, observação participante e entrevista. Os dados foram tratados com base na análise de conteúdo e as categorias analíticas são: 1) ações estratégicas do coordenador pedagógico e a perspectiva teórica que as fundamenta; 2) a atuação do coordenador pedagógico e a constituição da marca identitária protagonizadora dos sujeitos educativos; 3) as relações entre o projeto político-pedagógico e a dinâmica organizacional e pedagógica da escola. Os resultados apontam que o coordenador competente é o profissional central na equipe gestora. A não priorização da formação que contemple o fazer, com base na literatura, faz diferença na atuação e na construção de alternativas para a resolução dos problemas. As práticas bem-sucedidas precisam ser sistematizadas/teorizadas. Concluímos o estudo concebendo que os princípios regentes do projeto e o projeto em si balizam as atitudes que dão dinamicidade e organicidade à prática educativa escolar mediada/regulada pela atuação do coordenador pedagógico.

Palavras-chave : COORDENADOR PEDAGÓGICO; IDENTIDADE; AÇÕES DESENVOLVIDAS; PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )