SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2La escuela, la identidad y el protagonismo de los sujetos educativos: cuando la práctica del coordinador pedagógico marca la diferenciaEducational integrative center: an experience in teacher training courses índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

TANCREDI, REGINA MARIA SIMÕES PUCCINELLI  y  RESENDE, ADRIANA TORQUATO. SER PROFESSOR: VISÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.2, pp.25-37. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2p25-37.

O objetivo deste artigo é relatar alguns resultados de uma pesquisa realizada em uma escola pública nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa propôs-se a analisar as opiniões de alunos do 5º ano e de professores da mesma escola sobre o ser professor e sobre as características de um bom professor. Para a coleta de dados foram utilizados vários procedimentos, como entrevistas com alunos e professores com base em um roteiro semiestruturado, desenhos dos alunos e gravação em vídeo de um programa simulado de entrevista. O referencial teórico pautou-se, predominantemente, em autores que estudam o papel do professor, professores bem-sucedidos e aprendizagem da docência. Com base nos dados coletados, em consonância com a literatura pesquisada, concluiu-se que a imagem de professores revelada pelas crianças é a de alguém que ensina e os bons professores são os que mantêm bons relacionamentos com os alunos e preocupam-se com suas aprendizagens. Para os professores, a docência é uma ocupação complexa, sendo necessário gostar da profissão; destacaram que bons professores têm necessidade de se especializar, preparar aulas e promover a aprendizagem dos conteúdos propostos.

Palabras clave : PAPEL DO PROFESSOR; PROFESSORES BEM-SUCEDIDOS; PRÁTICAS PEDAGÓGICAS; OPINIÕES DE ALUNOS E PROFESSORES.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )