SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Being a teacher: visions of students and teachers of the early years of elementary schoolA survey of multicampi universities in the south and midwest regions of brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

PESCE, MARLY KRÜGER DE; VOIGT, JANE MERY RICHTER; GARCIA, BERENICE ROCHA ZABBOT  and  MUNHOZ, ELZIRA MARIA BAGATIN. Núcleo pedagógico integrador: uma experiência em cursos de licenciatura. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.2, pp.39-50. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2p39-50.

Os cursos para formação de professores têm buscado introduzir novas iniciativas pedagógicas. Nesta perspectiva, uma universidade comunitária da região Sul do Brasil propôs a integração de seus cursos de licenciatura por meio da criação do Núcleo Pedagógico Integrador (NPI). Constituem o NPI as disciplinas comuns aos cursos de licenciatura cujas aulas passaram a ser frequentadas por alunos de diferentes cursos. A proposta, implantada em 2009, considera a formação do professor para além da disciplina específica, não consistindo apenas em reunir alunos de diferentes áreas no mesmo espaço, mas trabalhar em uma perspectiva interdisciplinar, visando à produção social do conhecimento e a construção do pensamento científico. Esta pesquisa teve como objetivo verificar como os estudantes perceberam a experiência com o NPI, considerando os objetivos de sua implantação. Para coleta de dados utilizou-se um questionário com questões fechadas e abertas. Os sujeitos respondentes foram acadêmicos dos últimos anos dos cursos de licenciatura. Os resultados indicam que a maioria dos acadêmicos percebeu a importância dessa experiência, sinalizando um novo perfil de professor, aberto às novas propostas e ao diálogo com seus colegas de trabalho com vistas a responder aos desafios da escola.

Keywords : FORMAÇÃO DE PROFESSORES; INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA; PERFIL DOCENTE.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )