SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Ser profesor: visiones de alumnos e de profesores de los primeros años de la escuela primariaLista de universidades multicampi en las regiones del sur y el medio oeste de brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

PESCE, MARLY KRÜGER DE; VOIGT, JANE MERY RICHTER; GARCIA, BERENICE ROCHA ZABBOT  y  MUNHOZ, ELZIRA MARIA BAGATIN. Núcleo pedagógico integrador: uma experiência em cursos de licenciatura. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.2, pp.39-50. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2p39-50.

Os cursos para formação de professores têm buscado introduzir novas iniciativas pedagógicas. Nesta perspectiva, uma universidade comunitária da região Sul do Brasil propôs a integração de seus cursos de licenciatura por meio da criação do Núcleo Pedagógico Integrador (NPI). Constituem o NPI as disciplinas comuns aos cursos de licenciatura cujas aulas passaram a ser frequentadas por alunos de diferentes cursos. A proposta, implantada em 2009, considera a formação do professor para além da disciplina específica, não consistindo apenas em reunir alunos de diferentes áreas no mesmo espaço, mas trabalhar em uma perspectiva interdisciplinar, visando à produção social do conhecimento e a construção do pensamento científico. Esta pesquisa teve como objetivo verificar como os estudantes perceberam a experiência com o NPI, considerando os objetivos de sua implantação. Para coleta de dados utilizou-se um questionário com questões fechadas e abertas. Os sujeitos respondentes foram acadêmicos dos últimos anos dos cursos de licenciatura. Os resultados indicam que a maioria dos acadêmicos percebeu a importância dessa experiência, sinalizando um novo perfil de professor, aberto às novas propostas e ao diálogo com seus colegas de trabalho com vistas a responder aos desafios da escola.

Palabras clave : FORMAÇÃO DE PROFESSORES; INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA; PERFIL DOCENTE.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )