SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Núcleo pedagógico integrador: uma experiência em cursos de licenciaturaA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA RESOLUÇÃO CNE/CEB N. 01/2011 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

NEZ, EGESLAINE DE  e  SILVA, RICHELLÉ TIMM DOS PASSOS DA. LEVANTAMENTO DE UNIVERSIDADES MULTICAMPI DAS REGIÕES SUL E CENTRO-OESTE. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.2, pp.51-64. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2p51-64.

As universidades deparam-se atualmente com uma série de desafios. Evidencia-se o aumento significativo de vagas no processo expansionista, o que, de alguma forma, aponta para a democratização do acesso à educação superior. Este artigo tem como objetivo mostrar um levantamento (survey) das universidades multicampi públicas e privadas, com recorte analítico das regiões Sul e Centro-Oeste do País e identificar sua inserção territorial regional. O procedimento metodológico desta investigação partiu de uma pesquisa bibliográfica e, posteriormente, contemplou um levantamento referente à localização das instituições multicampi brasileiras das regiões supracitadas. A abordagem de análise dos dados foi quali-quantitativa. Diante dos resultados obtidos, constatou-se que a lógica da organização de uma instituição multicampi é a expansão em unidades menores, atendendo às carências e demandas da comunidade que não tinha acesso à educação superior. Percebeu-se que pesquisar sobre a universidade e a atual expansão do modelo multicampi é debruçar-se sobre a tarefa instigante de abordar um objeto de longa trajetória (universidade) e muitos desafios (estrutura multicampi), dentre eles, procurar compreender fenômenos sociais, estruturais, tecnológicos, produtivos e organizacionais que estão tendo lugar na história do indivíduo, da sociedade e de suas instituições.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO SUPERIOR; UNIVERSIDADE MULTICAMPI; DEMOCRATIZAÇÃO.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )