SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2La Educación infantil en el contexto de la resolución cnE/cEb n. 01/2011Trabajo Docente y Sistemas de Aprendizaje por Cuadernos: Crítica basado en la Teoría de Habermas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

DEBUS, ELIANA SANTANA DIAS  y  AZEVEDO, PRISCILLA SILVEIRA DE. A LITERATURA INFANTIL EM GÊNEROS: O ACERVO DO PNBE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.2, pp.79-99. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2p79-99.

O presente texto apresenta pesquisa que mapeou e analisou o acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para a educação infantil, referente aos anos de 2008, 2010 e 2012, a partir da visitação a quatro instituições de educação infantil. A partir do mapeamento, foi realizada uma categorização dos títulos, de acordo com o gênero literário, e foram construídas tabelas de referência, visando orientar os professores sobre essa produção. Conclui-se que, embora o programa tenha vários pontos positivos, o processo de seleção e aquisição das obras pelo PNBE para a educação infantil necessita ser pensado de modo a contemplar as especificidades dos pequenos leitores, garantindo o direito à literatura.

Palabras clave : LITERATURA INFANTIL; POLÍTICAS PÚBLICAS; FORMAÇÃO DE LEITORES.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )