SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2La Literatura Infantil en Géneros: la Colección del PNBE para la Educación InfantilLa Ilustración y la educación en Adorno y Horkheimer índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

BEGO, AMADEU MOURA; TERRAZZAN, EDUARDO ADOLFO  y  OLIVEIRA, LUIZ ANTONIO ANDRADE. TRABALHO DOCENTE E SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO: CRÍTICA À LUZ DA TEORIA HABERMASIANA. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.2, pp.101-110. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2p101-110.

Como decorrência da reforma gerencial do Estado brasileiro e do vertiginoso processo de municipalização do ensino fundamental muitos municípios brasileiros passaram a estabelecer parcerias com o setor privado. Dentre estas modalidades, a aquisição de sistemas apostilados de ensino (SAEs) envolve a contratação de empresas para a compra de materiais didáticos e assessoria didático-pedagógica. No presente trabalho, buscamos apresentar uma leitura crítica à luz da teoria habermasiana acerca dos principais condicionantes que atuam sobre o trabalho docente no contexto de utilização de um SAE. Para tanto, realizamos uma pesquisa, entre os anos de 2011 e 2012, com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso na rede escolar pública municipal da cidade de Catanduva (SP). Os condicionantes identificados foram a terceirização do trabalho didático, a unificação do ritmo de trabalho e as avaliações externas. A articulação dos condicionantes implica a estruturação e controle do desenvolvimento do trabalho docente que se inclina à mera execução controlada daquilo que foi preconcebido. Tornar a escola consciente das mazelas decorrentes da invasão sistêmica no mundo da vida e os condicionantes ligados a esse processo significa criar uma cultura de resistência à inserção exacerbada da tecnocracia nos espaços institucionais de decisão política, evitando a unilateralidade da racionalidade instrumental.

Palabras clave : SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO; PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADO; RACIONALIDADE; HABERMAS.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )