SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2A LITERATURA INFANTIL EM GÊNEROS: O ACERVO DO PNBE PARA A EDUCAÇÃO INFANTILO ESCLARECIMENTO E A EDUCAÇÃO EM ADORNO E HORKHEIMER índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

BEGO, AMADEU MOURA; TERRAZZAN, EDUARDO ADOLFO  e  OLIVEIRA, LUIZ ANTONIO ANDRADE. TRABALHO DOCENTE E SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO: CRÍTICA À LUZ DA TEORIA HABERMASIANA. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.2, pp.101-110. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2p101-110.

Como decorrência da reforma gerencial do Estado brasileiro e do vertiginoso processo de municipalização do ensino fundamental muitos municípios brasileiros passaram a estabelecer parcerias com o setor privado. Dentre estas modalidades, a aquisição de sistemas apostilados de ensino (SAEs) envolve a contratação de empresas para a compra de materiais didáticos e assessoria didático-pedagógica. No presente trabalho, buscamos apresentar uma leitura crítica à luz da teoria habermasiana acerca dos principais condicionantes que atuam sobre o trabalho docente no contexto de utilização de um SAE. Para tanto, realizamos uma pesquisa, entre os anos de 2011 e 2012, com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso na rede escolar pública municipal da cidade de Catanduva (SP). Os condicionantes identificados foram a terceirização do trabalho didático, a unificação do ritmo de trabalho e as avaliações externas. A articulação dos condicionantes implica a estruturação e controle do desenvolvimento do trabalho docente que se inclina à mera execução controlada daquilo que foi preconcebido. Tornar a escola consciente das mazelas decorrentes da invasão sistêmica no mundo da vida e os condicionantes ligados a esse processo significa criar uma cultura de resistência à inserção exacerbada da tecnocracia nos espaços institucionais de decisão política, evitando a unilateralidade da racionalidade instrumental.

Palavras-chave : SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO; PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADO; RACIONALIDADE; HABERMAS.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )