SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Trabajo Docente y Sistemas de Aprendizaje por Cuadernos: Crítica basado en la Teoría de HabermasModelos Escolares para la Formaçión de Profesores en el Estado de São Paulo (1897-1921): el Poder a la luz de Norbert Elias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

SANTOS, TIAGO SOARES DOS  y  ECKSTEIN, LUIZ CARLOS. O ESCLARECIMENTO E A EDUCAÇÃO EM ADORNO E HORKHEIMER. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.2, pp.111-122. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2p111-122.

O presente artigo apresenta o conceito de esclarecimento presente na obra Dialética do esclarecimento, de Theodor Adorno e Max Horkheimer (1985). Os autores argumentam que o esclarecimento tem a função de promover os homens à condição de senhores da natureza, dominando-a e submetendo-a conforme seus interesses e necessidades. As ideias desenvolvidas pelos pensadores abordam, de modo dialógico e comparativo, a questão entre o esclarecimento moderno e os mitos. A conclusão oferecida pelos frankfurtianos é de que o mito já possuía caráter esclarecedor diante da natureza e que o esclarecimento moderno apropriou-se das verdades míticas preestabelecidas, angariando sobre seu discurso o critério único de veracidade dos objetos. Esse discurso imperante é possível por meio da pretensa neutralidade e objetividade científica que parecem ocupar espaço metafísico e religioso no ideário social. A proposta de superação desse poderio hegemônico da ciência moderna é possível por meio de uma educação crítica. A teoria crítica da educação entende que o sujeito insere-se em um mundo dado. Entretanto, deve o sujeito colaborar ativamente na construção do mundo em que vive, tornando-se, assim, a antítese operante na edificação e transformação da sociedade existente. Para que essa inserção dialética aconteça, o sujeito precisa compreender a estrutura social existente. Por isso, faz-se necessária uma educação que não promova unicamente a reprodução dos saberes existentes, mas que sensibilize e estimule novos conhecimentos e interpretações a respeito dos fatos, para que uma nova ordem social se estabeleça. Tal necessidade deve pensar o educador e o educando em uma perspectiva que emancipe todos os envolvidos, que evite a normalização da barbárie e que instigue à reflexão e à construção de cidadãos mais justos, igualitários, emancipados e autônomos.

Palabras clave : ESCLARECIMENTO; EDUCAÇÃO; FILOSOFIA.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )