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versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

HONORATO, TONY. MODELOS ESCOLARES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ESTADO DE SÃO PAULO (1897-1921): O PODER À LUZ DE NORBERT ELIAS. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.2, pp.123-136. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2p123-136.

A partir da interação entre realidade empírica e o conceito de poder proposto por Norbert Elias, o texto objetiva problematizar a existência concomitante de dois modelos de formação de professores no estado de São Paulo (Brasil): o complementarista e o normalista (1897-1921). Tais modelos não foram dualidades antagônicas, e sim produtores de relações de interdependências humanas e pedagógicas. Como fontes históricas, têm-se a legislação da instrução pública paulista e impressos da administração escolar.

Palabras clave : FORMAÇÃO DE PROFESSORES; ESCOLA; PODER; SÃO PAULO.

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