SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Modelos Escolares para la Formaçión de Profesores en el Estado de São Paulo (1897-1921): el Poder a la luz de Norbert EliasEducación inclusiva en el proyecto educativo del MST índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

GUIZZO, BIANCA SALAZAR  y  GOMES, JOÃO CARLOS AMIBILIA. A MÍDIA ENSINA SOBRE NOVAS CONFIGURAÇÕES FAMILIARES: REPRESENTAÇÕES DE HOMOPARENTALIDADE. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.2, pp.137-148. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2p137-148.

O presente trabalho tem por objetivo problematizar a forma como a homoparentalidade vem sendo representada em meios midiáticos. Para levar a cabo tal propósito, foram selecionadas algumas reportagens que diziam respeito à temática em questão veiculadas ao longo do ano de 2012 na mídia impressa e virtual. Para o desenvolvimento das análises, foram utilizadas as contribuições dos estudos culturais, dos estudos de gênero e dos estudos de cultura visual, especialmente aqueles que se aproximam da perspectiva pós-estruturalista de análise. Tais campos de estudo mostram-se produtivos na medida em que consideram que as identidades contemporâneas são (re)criadas continuamente dentro de determinadas culturas, no âmbito das relações de poder. Os resultados mostraram que, se, por um lado, há maior espaço para as representações homoparentais na mídia, por outro elas ainda são significativamente atravessadas por discursos que constituem a homoparentalidade como algo exótico e/ou como “menos normal” que a heteroparentalidade.

Palabras clave : ESTUDOS CULTURAIS; ESTUDOS DE GÊNERO; HOMOPARENTALIDADE.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )