SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2The Media’s Teachings about Contemporary Family Configurations: Homoparenting RepresentationsThe Locus of Action as an Expression of the Inclusive Policy Perspective of the Special Education Teacher in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

TORRES, JULIO CESAR et al. EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PROJETO EDUCACIONAL DO MST. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.2, pp.149-164. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2p149-164.

Este trabalho tem por objetivo discutir alguns elementos sobre a questão da educação inclusiva no projeto educacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-terra (MST). Trata-se de pesquisa de natureza bibliográfica e documental. O referencial teórico apoia-se em pesquisas e investigações acerca da educação do campo, sobretudo a produção mais recente. Destacam-se, para a análise das políticas educacionais do MST, os documentos produzidos e publicados por seus estudiosos e lideranças nacionais. Os resultados parciais indicam que as perspectivas do Movimento em relação à inclusão escolar, em conformidade com seu programa político, envolvem, simultânea e articuladamente, as demandas defendidas e vocalizadas também por outros movimentos sociais. Mais especificamente, em relação à educação escolar, verifica-se que o MST aborda questões mais gerais, vinculadas mais diretamente à categoria de classes sociais e, também, temas não menos complexos e importantes, como a educação especial, além de questões mais amplas relacionadas à educação inclusiva, entre elas as relações de gênero e, em especial, a própria questão da educação do campo.

Keywords : HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO DO CAMPO; MST; EDUCAÇÃO INCLUSIVA; GÊNERO.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )