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versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

TORRES, JULIO CESAR et al. EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PROJETO EDUCACIONAL DO MST. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.2, pp.149-164. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2p149-164.

Este trabalho tem por objetivo discutir alguns elementos sobre a questão da educação inclusiva no projeto educacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-terra (MST). Trata-se de pesquisa de natureza bibliográfica e documental. O referencial teórico apoia-se em pesquisas e investigações acerca da educação do campo, sobretudo a produção mais recente. Destacam-se, para a análise das políticas educacionais do MST, os documentos produzidos e publicados por seus estudiosos e lideranças nacionais. Os resultados parciais indicam que as perspectivas do Movimento em relação à inclusão escolar, em conformidade com seu programa político, envolvem, simultânea e articuladamente, as demandas defendidas e vocalizadas também por outros movimentos sociais. Mais especificamente, em relação à educação escolar, verifica-se que o MST aborda questões mais gerais, vinculadas mais diretamente à categoria de classes sociais e, também, temas não menos complexos e importantes, como a educação especial, além de questões mais amplas relacionadas à educação inclusiva, entre elas as relações de gênero e, em especial, a própria questão da educação do campo.

Palabras clave : HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO DO CAMPO; MST; EDUCAÇÃO INCLUSIVA; GÊNERO.

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