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versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

VAZ, KAMILLE. O LÓCUS DE ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO EXPRESSÃO DA POLÍTICA DE PERSPECTIVA INCLUSIVA NO BRASIL. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.2, pp.165-184. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2p165-184.

O presente artigo tem como objetivo a análise do lócus de atuação dos professores de educação especial (EE) no Brasil como expressão do projeto educacional em vigor. O intuito é compreender a concepção de professor de EE subjacente às políticas de perspectiva inclusiva. Utilizamos, como procedimento metodológico, a análise da documentação que expressa tal política e dos microdados do Censo Escolar de 2012. Ao longo dos estudos, percebemos que a EE é um campo de litígio nas políticas educacionais e é expressa nos documentos oficiais pela concepção de educação em pauta. Dessa forma, o lócus privilegiado no discurso político é o atendimento educacional especializado (AEE) nas salas de recursos multifuncionais em detrimento dos demais tipos de atendimento, mas, com base nos microdados, evidenciamos a existência concomitante de espaços de EE segregados e paralelos à escola regular, o que possibilita a análise da preferência intencional e direcionada ao AEE por considerarem ser a principal proposta de EE no País. O lócus de atuação dos professores de EE é mais um elemento que demonstra a disputa presente nesse campo específico de conhecimento e evidencia o descaso com a especificidade da EE ao ser tratada como sinônimo de AEE.

Palavras-chave : POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL; PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL; ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO.

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