SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2El lugar de la acción del profesor de educación especial como expresión de la política de perspectiva inclusiva en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

VIEGAS, Luciane Torezan. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA REDE PÚBLICA MUNICIPAL. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.2, pp.185-197. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2p185-197.

O presente estudo apresenta uma pesquisa realizada em um município da região metropolitana de Porto Alegre, na rede pública municipal de ensino, objetivando compreender o processo de reconfiguração das proposições que vinculam a educação especial e a educação regular dos alunos com deficiência, considerando aspectos constitutivos das propostas de formação de professores. Sob o olhar dos envolvidos no processo, a investigação relata este momento de transição no que se refere aos aspectos da formação de professores. Para tanto, realizou-se uma investigação de caráter qualitativo, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas e realização de análise documental. Ambas as estratégias auxiliaram a pensar as políticas públicas voltadas para a educação especial, tanto no âmbito nacional quanto local. A abordagem do ciclo de políticas na perspectiva de Ball (2009) possibilitou perceber as nuances e tramas que se estabeleceram na ressignificação interpretativa dos textos nacionais e na produção das políticas locais no que se refere à formação de professores. Neste aspecto, conclui-se que houve uma mudança de eixo na gestão deste processo, no público-alvo da formação e também nas abordagens temáticas propostas, considerando as necessidades impostas pela inclusão dos alunos com deficiência nas classes comuns das escolas regulares.

Palabras clave : EDUCAÇÃO ESPECIAL; EDUCAÇÃO INCLUSIVA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )