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versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

VIEGAS, Luciane Torezan. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA REDE PÚBLICA MUNICIPAL. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.2, pp.185-197. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2p185-197.

O presente estudo apresenta uma pesquisa realizada em um município da região metropolitana de Porto Alegre, na rede pública municipal de ensino, objetivando compreender o processo de reconfiguração das proposições que vinculam a educação especial e a educação regular dos alunos com deficiência, considerando aspectos constitutivos das propostas de formação de professores. Sob o olhar dos envolvidos no processo, a investigação relata este momento de transição no que se refere aos aspectos da formação de professores. Para tanto, realizou-se uma investigação de caráter qualitativo, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas e realização de análise documental. Ambas as estratégias auxiliaram a pensar as políticas públicas voltadas para a educação especial, tanto no âmbito nacional quanto local. A abordagem do ciclo de políticas na perspectiva de Ball (2009) possibilitou perceber as nuances e tramas que se estabeleceram na ressignificação interpretativa dos textos nacionais e na produção das políticas locais no que se refere à formação de professores. Neste aspecto, conclui-se que houve uma mudança de eixo na gestão deste processo, no público-alvo da formação e também nas abordagens temáticas propostas, considerando as necessidades impostas pela inclusão dos alunos com deficiência nas classes comuns das escolas regulares.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO ESPECIAL; EDUCAÇÃO INCLUSIVA; FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

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