SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3A OBJETIVIDADE NEGATIVA DO ARTEFATO ESTÉTICO. ADORNO E OS PARADOXOS DA ARTE COMO FIGURAÇÃO DE UM SUJEITO EMANCIPADODOCÊNCIA ADMINISTRADA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA AUTONOMIA DO PROFESSOR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

BATISTA, MARIA ISABEL FORMOSO CARDOSO E SILVA. EDUCAÇÃO COMO PRINCÍPIO FORMATIVO FRENTE AO PRECONCEITO E À VIOLÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE POSSIBILIDADES E LIMITES DE UMA EDUCAÇÃO PARA A DIFERENCIAÇÃO NA SOCIEDADE ATUAL. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.3, pp.21-34. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p21-34.

Este artigo visa discutir a relação entre a educação e a produção da violência e do preconceito. Parte-se da noção de formação como objetivo primordial da educação, formal ou informal, e se questionam os rumos assumidos por ela durante o desenvolvimento da cultura ocidental no século XX, tomando-se o declínio da autoridade como um elemento importante para se analisar tais rumos. Em virtude desses rumos, a formação meramente adaptativa e integradora – pseudoformação – colocou-se em favor da produção e reprodução de consciências regredidas, coisificadas e indiferenciadas. A identidade entre o particular e o universal, que mina a diferenciação e, por consequência, o princípio da individuação, permanece como fundamento do modelo atual de cultura e compõe a dinâmica do fascismo, da formação de preconceitos e da produção e reprodução da violência. Tendo em vista esse processo “formativo”, também é discutido, neste texto, o papel desempenhado pelas instituições sociais como a família e a escola, as quais se configuram como mediadores da cultura e, portanto, agentes de “formação” na sociedade atual. A partir dessas discussões, são propostos questionamentos e reflexões sobre alguns pontos da educação atual, a fim de se pensar acerca de suas possibilidades e limites na sociedade atual, no que concerne à formação de consciências críticas que se oponham ao preconceito e violências.

Palavras-chave : FORMAÇÃO; PRINCÍPIO FORMATIVO; EDUCAÇÃO; PRECONCEITO E VIOLÊNCIA; EDUCAÇÃO PARA A DIFERENCIAÇÃO.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )