SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3La educación como un principio formativo contra los rejuicios y la violencia: reflexiones sobre las posibilidades y los límites de la educación para la diferenciación en la sociedad actualLa industria cultural y la labor de profesor: maneras de entender los procesos de creación de arte en la educación infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

AMORIM, IVAIR FERNANDES DE. DOCÊNCIA ADMINISTRADA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA AUTONOMIA DO PROFESSOR. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.3, pp.35-48. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p35-48.

O presente texto tem como objetivo apresentar dados, obtidos por ocasião do curso de doutoramento, que analisaram a autonomia docente frente à adoção de sistemas apostilados de ensino em escolas públicas municipais. Discorre sobre o conceito de autonomia adotado no trabalho, buscando esclarecer a compreensão kantiana do termo. Em seguida, apresenta os dados obtidos por meio de pesquisa empírica, que revela tanto características inerentes ao material apostilado quanto hábitos e posturas dos docentes ao utilizá-los. Os dados colhidos são, então, problematizados por meio do emprego da Teoria Crítica, mais especificamente, a partir dos conceitos de Indústria Cultural e de Sociedade Administrada. Por fim, propõe a reflexão acerca do conceito de Docência Administrada, com o intuito de realizar uma crítica fundamentada na possibilidade de autonomia docente frente a rígidos padrões de controle.

Palabras clave : INDÚSTRIA CULTURAL; DOCÊNCIA ADMINISTRADA; SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO; AUTONOMIA DOCENTE.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )