SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3EDUCAÇÃO COMO PRINCÍPIO FORMATIVO FRENTE AO PRECONCEITO E À VIOLÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE POSSIBILIDADES E LIMITES DE UMA EDUCAÇÃO PARA A DIFERENCIAÇÃO NA SOCIEDADE ATUALINDÚSTRIA CULTURAL E O TRABALHO DOCENTE: CAMINHOS PARA COMPREENDER OS PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

AMORIM, IVAIR FERNANDES DE. DOCÊNCIA ADMINISTRADA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA AUTONOMIA DO PROFESSOR. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.3, pp.35-48. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p35-48.

O presente texto tem como objetivo apresentar dados, obtidos por ocasião do curso de doutoramento, que analisaram a autonomia docente frente à adoção de sistemas apostilados de ensino em escolas públicas municipais. Discorre sobre o conceito de autonomia adotado no trabalho, buscando esclarecer a compreensão kantiana do termo. Em seguida, apresenta os dados obtidos por meio de pesquisa empírica, que revela tanto características inerentes ao material apostilado quanto hábitos e posturas dos docentes ao utilizá-los. Os dados colhidos são, então, problematizados por meio do emprego da Teoria Crítica, mais especificamente, a partir dos conceitos de Indústria Cultural e de Sociedade Administrada. Por fim, propõe a reflexão acerca do conceito de Docência Administrada, com o intuito de realizar uma crítica fundamentada na possibilidade de autonomia docente frente a rígidos padrões de controle.

Palavras-chave : INDÚSTRIA CULTURAL; DOCÊNCIA ADMINISTRADA; SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO; AUTONOMIA DOCENTE.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )