SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Administered teaching: critical analysis of teachers autonomyCivil Indifference and Childhood: an Analysis of “Bourgeoi. Coldness” in Relation to the Children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

SILVA, ANILDE TOMBOLATO TAVARES DA  and  BITTENCOURT, CÂNDIDA ALAYDE DE CARVALHO. INDÚSTRIA CULTURAL E O TRABALHO DOCENTE: CAMINHOS PARA COMPREENDER OS PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.3, pp.49-60. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p49-60.

O propósito deste trabalho é refletir sobre a relação entre a Indústria Cultural, processos de criação e o Trabalho docente na Educação Infantil, buscando definir a influência e a imposição de estereótipos nos processos criativos pela contribuição de Fayga Ostrower e de reprodução da Indústria Cultural por meio da revisão da literatura e pela contribuição de Theodor Adorno e Max Horkheimer. Argumentamos que a essência da indústria cultural não só permanece atual e interfere nos processos criativos e nas relações de consumo na sociedade contemporânea, como no processo de universalização da semiformação que permeia o Trabalho Docente voltado para a infância. Em contrapartida, acreditamos que o profissional que atua na educação infantil tem o duplo desafio de articular os conhecimentos e leituras de mundo nas práticas pedagógicas e desconstruir as subjetividades impostas pela indústria cultural, ressignificando e a resistência e intervenção crítica dos educadores. Dessa forma, a apropriação de uma teoria e das práticas cotidianas permite uma leitura para além da utilidade e padronização humana, e devolve, efetivamente, aos espaços de educação infantil e, especificamente, ao educador o exercício de sua atividade intelectual e criativa.

Keywords : INDÚSTRIA CULTURAL; PROCESSOS DE CRIAÇÃO; TRABALHO DOCENTE.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )