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versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X
Resumen
SILVA, ANILDE TOMBOLATO TAVARES DA y BITTENCOURT, CÂNDIDA ALAYDE DE CARVALHO. INDÚSTRIA CULTURAL E O TRABALHO DOCENTE: CAMINHOS PARA COMPREENDER OS PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.3, pp.49-60. ISSN 2238-121X. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p49-60.
O propósito deste trabalho é refletir sobre a relação entre a Indústria Cultural, processos de criação e o Trabalho docente na Educação Infantil, buscando definir a influência e a imposição de estereótipos nos processos criativos pela contribuição de Fayga Ostrower e de reprodução da Indústria Cultural por meio da revisão da literatura e pela contribuição de Theodor Adorno e Max Horkheimer. Argumentamos que a essência da indústria cultural não só permanece atual e interfere nos processos criativos e nas relações de consumo na sociedade contemporânea, como no processo de universalização da semiformação que permeia o Trabalho Docente voltado para a infância. Em contrapartida, acreditamos que o profissional que atua na educação infantil tem o duplo desafio de articular os conhecimentos e leituras de mundo nas práticas pedagógicas e desconstruir as subjetividades impostas pela indústria cultural, ressignificando e a resistência e intervenção crítica dos educadores. Dessa forma, a apropriação de uma teoria e das práticas cotidianas permite uma leitura para além da utilidade e padronização humana, e devolve, efetivamente, aos espaços de educação infantil e, especificamente, ao educador o exercício de sua atividade intelectual e criativa.
Palabras clave : INDÚSTRIA CULTURAL; PROCESSOS DE CRIAÇÃO; TRABALHO DOCENTE.