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versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

REIS, MAGALI. INDIFERENÇA CIVIL E INFÂNCIA: UMA ANÁLISE DA “FRIEZA BURGUESA” EM RELAÇÃO ÀS CRIANÇAS. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.3, pp.61-74. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p61-74.

Este estudo consiste em analisar a indiferença civil em relação às crianças, em duas escolas municipais da região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, as quais acolhem crianças a partir dos 6 anos de idade. A ideia de aprofundar os estudos sobre a indiferença civil em relação às crianças decorreu de duas pesquisas anteriores, as quais foram retomadas aqui, possibilitando entender o caminho percorrido por este estudo. Há uma relativa profusão de pesquisas que demonstram a exclusão das diferenças na escola, no entanto, as situações de subordinação social persistem, o que indica a necessidade de estudos que coloquem em evidência os processos de formação de um modo específico de conceber a moral social apoiada na “frieza burguesa” (Bürgerliche kälte). Esse fenômeno, em razão da indiferença civil, manifesta-se nas práticas e rituais escolares, levando à dessensibilização concomitantemente à imposição das desigualdades educacionais. Os resultados da pesquisa sobre a moral fria indicam que inúmeras situações cotidianas de conflito são experimentadas na educação, nas quais a indiferença é transmitida aos alunos desde os anos iniciais de escolarização, em meio às contradições entre a proposição de educar-ensinar-formar na perspectiva da universalização do conhecimento e as desigualdades de condições objetivas de oportunidades educacionais.

Palabras clave : CRIANÇAS; INFÂNCIAS; TEORIA SOCIAL CRÍTICA; FRIEZA BURGUESA; INDIFE-RENÇA CIVIL.

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