SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Indiferencia Civil y Los Niños: un Análisis de la “Frialdad Burguesa” en Relación con los NiñosAdorno y pseudo-síntesis: una “mirada” a la teoria de los ciclos de Perrenoud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

RIPA, ROSELAINE. REFLEXÕES SOBRE O “SER PROFESSOR” NA EAD: ESTAMOS DIANTE DE UMA DESCARACTERIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE?. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.3, pp.75-85. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p35-85.

O objetivo deste trabalho é apresentar apontamentos para discutir a constituição do “ser professor” na Educação a Distância, a partir do referencial da Teoria Crítica da Sociedade. A EaD é a modalidade de ensino que mais cresceu no Brasil nos últimos anos, e tem sido utilizada pelas políticas públicas para promover a ampliação e interiorização da oferta do ensino superior. Nessa modalidade, os professores são convocados a adquirir diferentes “competências” – cognitivas, técnicas, comunicacionais e pedagógicas – para desempenhar as múltiplas funções que lhes são atribuídas. Para discutir essas questões, por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfico, estruturamos este trabalho em três partes. Na primeira parte, partindo das definições legais acerca da EAD, realizamos um levantamento dos estudos que nos aproximam das pesquisas sobre essa modalidade de ensino. Na segunda parte, mostramos discussões de pesquisadores brasileiros sobre o trabalho docente na EaD para destacar as características identificadas como necessárias para os professores que atuam nessa modalidade educacional. Na terceira parte, procuramos problematizar a docência na EaD por meio das contribuições dos estudos da Teoria Crítica da Sociedade. Com este trabalho, portanto, espera-se contribuir para uma discussão que se faz necessária sobre a constituição da identidade docente na EaD.

Palabras clave : EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; FUNÇÕES DOCENTES; FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )