SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3REFLEXÕES SOBRE O “SER PROFESSOR” NA EAD: ESTAMOS DIANTE DE UMA DESCARACTERIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE?From Instrumentalization To Emancipation. An Approach To Innovation In Politics And Educational Management Through The Critical Theory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

FERREIRA, ISABELLA FERNANDA. ADORNO E PSEUDO-SÍNTESES: UM “OLHAR” PARA A TEORIA DOS CICLOS DE PERRENOUD. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.3, pp.87-102. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p87-102.

O artigo “Adorno e pseudo-sínteses: um ‘olhar’ para a teoria dos ciclos de Perrenoud” vem trazer uma das reflexões sinalizadas na pesquisa intitulada “Os ciclos de aprendizagem em Perrenoud: uma análise teórico-crítica”, que teve como finalidade analisar, por meio do método dialético negativo da Escola de Frankfurt, a teoria dos ciclos de aprendizagem do autor Philippe Perrenoud que influenciou o entendimento dos ciclos no Brasil a partir da década de 1990. Perrenoud se propôs a teorizar sobre como os ciclos de aprendizagem deveriam se materializar em prática pedagógica e em estrutura organizacional nas escolas, como proposta para a superação do fenômeno social comumente denominado de fracasso escolar. Nesse sentido, o texto apresenta uma das análises – relativas à pesquisa mencionada – acerca da proposta dos ciclos de aprendizagem de Philippe Perrenoud com o auxílio das reflexões dos teóricos da Escola de Frankfurt – especialmente – Adorno – por meio do seu método dialético negativo, estruturada nos seguintes subtítulos: “Um início de conversa”; “A teoria dos ciclos de aprendizagem travestida por um mito do progresso: uma pseudo-síntese” e, por fim, “Pequenas notas”. Esperamos contribuir para a análise do nosso objeto na perspectiva da Teoria Crítica.

Keywords : MÉTODO DIALÉTICO NEGATIVO; TEORIA DOS CICLOS DE APRENDIZAGEM; PERRENOUD; ADORNO; PSEUDO-SÍNTESES.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )