SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3REFLEXÕES SOBRE O “SER PROFESSOR” NA EAD: ESTAMOS DIANTE DE UMA DESCARACTERIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE?DA INSTRUMENTALIZAÇÃO À EMANCIPAÇÃO: UMA ABORDAGEM DA INOVAÇÃO EM POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL PELA TEORIA CRÍTICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

FERREIRA, ISABELLA FERNANDA. ADORNO E PSEUDO-SÍNTESES: UM “OLHAR” PARA A TEORIA DOS CICLOS DE PERRENOUD. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.3, pp.87-102. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p87-102.

O artigo “Adorno e pseudo-sínteses: um ‘olhar’ para a teoria dos ciclos de Perrenoud” vem trazer uma das reflexões sinalizadas na pesquisa intitulada “Os ciclos de aprendizagem em Perrenoud: uma análise teórico-crítica”, que teve como finalidade analisar, por meio do método dialético negativo da Escola de Frankfurt, a teoria dos ciclos de aprendizagem do autor Philippe Perrenoud que influenciou o entendimento dos ciclos no Brasil a partir da década de 1990. Perrenoud se propôs a teorizar sobre como os ciclos de aprendizagem deveriam se materializar em prática pedagógica e em estrutura organizacional nas escolas, como proposta para a superação do fenômeno social comumente denominado de fracasso escolar. Nesse sentido, o texto apresenta uma das análises – relativas à pesquisa mencionada – acerca da proposta dos ciclos de aprendizagem de Philippe Perrenoud com o auxílio das reflexões dos teóricos da Escola de Frankfurt – especialmente – Adorno – por meio do seu método dialético negativo, estruturada nos seguintes subtítulos: “Um início de conversa”; “A teoria dos ciclos de aprendizagem travestida por um mito do progresso: uma pseudo-síntese” e, por fim, “Pequenas notas”. Esperamos contribuir para a análise do nosso objeto na perspectiva da Teoria Crítica.

Palavras-chave : MÉTODO DIALÉTICO NEGATIVO; TEORIA DOS CICLOS DE APRENDIZAGEM; PERRENOUD; ADORNO; PSEUDO-SÍNTESES.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )