SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Adorno and pseudo-synthesis: a “look” at the Perrenoud’s Theory of CyclesAudiovisual technologies and the search for student’s attention author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

DELGADO, DARLAN MARCELO. DA INSTRUMENTALIZAÇÃO À EMANCIPAÇÃO: UMA ABORDAGEM DA INOVAÇÃO EM POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL PELA TEORIA CRÍTICA. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.3, pp.103-123. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p103-123.

O presente ensaio aborda o tema da inovação em política e gestão educacional, fazendo um breve resgate histórico do surgimento da inovação no campo da educação. Verifica-se que o fenômeno da inovação nas políticas e nos instrumentos de gestão educacional foi condicionado por determinantes de natureza econômica e sob a tutela do tecnicismo pedagógico. O objetivo central do estudo é discutir a migração da inovação do mundo da produção e do campo da economia para a dimensão da cultura e campo da educação para, então, oferecer uma proposta de compreensão da inovação educacional a partir de uma perspectiva crítico-emancipatória. Tal proposta está fundamentada nas contribuições teórico-metodológicas da primeira geração da Teoria Crítica da Sociedade e inspirada no mito de Prometeu, a partir da tragédia grega de Ésquilo. Para tanto, adota-se o tradicional formato ensaístico e as contribuições de Theodor Adorno e de Max Horkheimer para realizar a crítica imanente à concepção economicista de inovação educacional e esboçar os pressupostos de inovações educacionais voltadas à emancipação e à autonomia intelectual do indivíduo.

Keywords : POLÍTICA EDUCACIONAL; ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR; INOVAÇÃO; TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )