SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3ADORNO E PSEUDO-SÍNTESES: UM “OLHAR” PARA A TEORIA DOS CICLOS DE PERRENOUDTECNOLOGIAS AUDIOVISUAIS E A BUSCA PELA ATENÇÃO DOS ALUNOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

DELGADO, DARLAN MARCELO. DA INSTRUMENTALIZAÇÃO À EMANCIPAÇÃO: UMA ABORDAGEM DA INOVAÇÃO EM POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL PELA TEORIA CRÍTICA. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.3, pp.103-123. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p103-123.

O presente ensaio aborda o tema da inovação em política e gestão educacional, fazendo um breve resgate histórico do surgimento da inovação no campo da educação. Verifica-se que o fenômeno da inovação nas políticas e nos instrumentos de gestão educacional foi condicionado por determinantes de natureza econômica e sob a tutela do tecnicismo pedagógico. O objetivo central do estudo é discutir a migração da inovação do mundo da produção e do campo da economia para a dimensão da cultura e campo da educação para, então, oferecer uma proposta de compreensão da inovação educacional a partir de uma perspectiva crítico-emancipatória. Tal proposta está fundamentada nas contribuições teórico-metodológicas da primeira geração da Teoria Crítica da Sociedade e inspirada no mito de Prometeu, a partir da tragédia grega de Ésquilo. Para tanto, adota-se o tradicional formato ensaístico e as contribuições de Theodor Adorno e de Max Horkheimer para realizar a crítica imanente à concepção economicista de inovação educacional e esboçar os pressupostos de inovações educacionais voltadas à emancipação e à autonomia intelectual do indivíduo.

Palavras-chave : POLÍTICA EDUCACIONAL; ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR; INOVAÇÃO; TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )