SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3DA INSTRUMENTALIZAÇÃO À EMANCIPAÇÃO: UMA ABORDAGEM DA INOVAÇÃO EM POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL PELA TEORIA CRÍTICAFORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: LIMITES E POSSIBILIDADES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

CAMPOS, LUÍS FERNANDO ALTENFELDER DE ARRUDA  e  CAMPOS, Nilce A. Silva de Arruda. TECNOLOGIAS AUDIOVISUAIS E A BUSCA PELA ATENÇÃO DOS ALUNOS. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.3, pp.125-136. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p125-136.

Este trabalho busca refletir, por meio de autores e de pressupostos teóricos da Teoria Crítica da Sociedade, da Psicanálise e Psicologia do Desenvolvimento, acerca das modificações que o uso das tecnologias audiovisuais, utilizadas na educação, tem no processo de ensino e aprendizagem. Assim, examina em que medida essas tecnologias, que simulam a habilidade humana de representar, sistematizar e organizar o conhecimento, afetam a experiência formativa e a capacidade de prestar atenção dos alunos. A partir de uma análise de aspectos históricos da relação entre tecnologia, pensamento e cultura, busca-se demonstrar que a atribuição do déficit de atenção e a hiperatividade dos alunos, prioritariamente a causas biológicas, acaba desconsiderando aspectos ontogenéticos e culturais. Entre esses aspectos, salientamos o fato de vivermos em uma “sociedade excitada”, regida pela lógica de mercado neoliberal, em que todos são convocados a vender-se como “imagem”, produzindo estímulos que despertam o interesse uns dos outros. Com isso, a sociedade produz e expõe cada um a um turbilhão de estímulos/imagens para serem consumidos e descartados interruptamente. Esse fenômeno, denominado por Türcke (2010) de “Distração Concentrada”, pode ajudar a compreender a dificuldade de vários estudantes em manter a atenção em uma única atividade por muito tempo. A apresentação constante de informações audiovisuais, que buscam chamar cada vez mais a atenção dos indivíduos, diminui a capacidade dos mesmos de perceber detalhes e aprofundar o conhecimento sobre determinado conteúdo. Diante desses fatos, salienta-se a importância dos professores com seus alunos realizarem uma reflexão crítica sobre o uso das tecnologias audiovisuais como um dos principais mediadores no processo ensino aprendizagem.

Palavras-chave : TECNOLOGIAS AUDIOVISUAIS; DISTRAÇÃO CONCENTRADA; TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )