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versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

ELIAS, EDUARDO DE OLIVEIRA  e  CARVALHO, ELIETE MARTINS CARDOSO DE. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: LIMITES E POSSIBILIDADES. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.3, pp.137-144. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p137-144.

O presente estudo consiste na análise dos desafios relativos ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no âmbito da formação de professores. O eixo teórico central está nas formulações de Theodor Adorno referentes a uma educação voltada para a emancipação, a tecnologia da informação e comunicação, bem como os contextos ideológicos que se pode fazer delas. Este estudo visa identificar a educação como processo e produto contraditórios, cuja superação está a exigir a compreensão e delimitação de novo campo epistemológico para a educação. Nesta pesquisa exploratória, inicialmente, buscou-se identificar o impacto das tecnologias da informação e comunicação na formação de professores e a partir dessa trajetória, analisar os limites e as possibilidades da mediação tecnológica, correlacionando-a com o que se espera dos professores das novas gerações e o desafio de uma educação emancipatória. A hipótese aqui defendida inclui uma revisão das tecnologias em apreço, capaz de ultrapassar o estatuto de uma mercadoria fetiche, em função de uma retomada crítica da noção de educação como processo de emancipação. Na sociedade contemporânea as tecnologias da informação e comunicação contaminadas por seus veículos operados unilateralmente, suscitam tanto a possibilidade de compartilhamento de conhecimento quanto podem, e frequentemente o fazem, reproduzindo uma formação calcada na semiformação. As redes sociais apresentam exemplos de quão imprescindível se faz a análise crítica dos repertórios disponíveis, assim como os limites éticos a serem obedecidos nos usos dessas tecnologias. Esclarecer e emancipar significam no presente estudo, reconhecer a razão instrumental e as tentativas de seu mascaramento ideológico, que busca obscurecer e usurpar o lugar epistemológico da razão crítica.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO; EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.

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