SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Teacher training and information technology and communication: limits and possibilities¿Es necesario encajonar? Modelos que hacen referencia a la práctica docente en salud. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

GOMES, LUIZ ROBERTO. TEORIA CRÍTICA DA EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS ATUAIS DE PESQUISA NO BRASIL E NA ALEMANHA. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.3, pp.145-154. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p145-154.

A Teoria Crítica da Sociedade, tal como nos esclareceu Max Horkheimer, no artigo "Teoria Tradicional e Teoria Crítica" de 1937, está fundamentada em dois princípios básicos da teoria social: o comportamento crítico e a orientação para a emancipação. Esse princípios também embasam a perspectiva da teoria crítica da educação, conforme as análises de Theodor Adorno, na Theorie der Halbbildung (Teoria da Semiformação - 1959) e nos ensaios que integram o livro Erziehung zur Mündkeit (Educação e Emancipação – 1971). O texto apresenta ainda algumas reflexões sobre as pesquisas recentes realizadas no Brasil e na Alemanha.

Palabras clave : TEORIA CRÍTICA; ADORNO; BRASIL; ALEMANHA.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )