SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3TEORIA CRÍTICA DA EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS ATUAIS DE PESQUISA NO BRASIL E NA ALEMANHAESTADO DA ARTE SOBRE DIDÁTICA NO SUDESTE BRASILEIRO: UM ESTUDO DAS PESQUISAS E PRODUÇÕES DESENVOLVIDAS NESSE CAMPO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

BETTY, CHRISTINE BARBOSA. É PRECISO ENCAIXOTAR? MODELOS QUE REFERENCIAM A PRÁTICA DOCENTE EM SAÚDE. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.3, pp.155-164. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p155-164.

Trata-se de uma reflexão sobre modelos que orientam a prática docente no ensino superior em saúde para trabalho em curso interdisciplinar de formação de professores, na pós-graduação stricto sensu. Foram identificadas formas de sistematização elaboradas por estudiosos da educação e do ensino em ciências da saúde. Ao longo da vivência no curso e de atividades em grupo de estudos sobre a formação docente em saúde, surgiram os questionamentos: por que buscamos modelos em nossas reflexões? Uma vez encontrado(s) nosso(os) modelo(os) de referência(as), precisamos tomá-lo(os) como ideal(ais)? Ou seja, é preciso nos encaixotar? As análises revelaram que pensamos filosoficamente por modelos. E pensar o processo de ensino-aprendizagem por meio de modelos pedagógicos pode ser saudável para nossas reflexões, mas buscar um modelo ideal a ser seguido poderá tornar-se usurpatório e entrar em contradição com a ideia de autonomia do docente em processo de formação. Considero que não precisamos nos acurralar em “prisões” ou “caixas” para vivenciarmos nossas experiências formativas e elaborarmos nossas práticas docentes.

Palavras-chave : FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO; FORMAÇÃO DOCENTE; PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA; TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE; ENSINO E SAÚDE.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )