SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Is it needed to encase? Models that reference the teaching practice in health.The social representations and expectation. of students entering the college of education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

PUENTES, ROBERTO VALDÉS  and  LONGAREZI, ANDRÉA MATURANO. ESTADO DA ARTE SOBRE DIDÁTICA NO SUDESTE BRASILEIRO: UM ESTUDO DAS PESQUISAS E PRODUÇÕES DESENVOLVIDAS NESSE CAMPO. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.3, pp.165-181. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p165-181.

O artigo consiste no estado da arte sobre Didática na região sudeste do Brasil, com base na análise e avaliação do que se tem investigado e produzido nessa área. Mapearam-se as pesquisas e publicações empreendidas, no período de 2004 a 2010, pelos docentes credenciados às linhas de pesquisa da Didática ou áreas afins, vinculadas aos Programas de Pós-graduação em Educação. Os dados permitem identificar “o que”, “sobre o que” e “onde” se têm concentrado as pesquisas e produção do conhecimento didático, permitindo situar o lugar que a Didática tem ocupado no âmbito da produção da pós-graduação. Contata-se que a Didática tem ocupado menos da metade das investigações (45,59%) e publicações (40,84%). A identificação do “o que” e “sobre o que” se tem produzido na área permitiu verificar um predomínio de pesquisas nos campos profissional e investigativo relacionadas à dimensão dos modos, o que sugere uma preponderância de estudos voltados para a implantação de propostas e estratégias de profissionalização dos professores. Uma análise do lócus de divulgação do conhecimento produzido (“onde”), nos leva reconhecer que, no geral, a produção tem sido difundida em veículos de pouca circulação e menor reconhecimento. O estudo constatou a pouca centralidade da Didática no interior das pesquisas e publicações, a dispersão temática dos professores e o baixo percentual de trabalhos divulgados em periódicos de expressividade científica.

Keywords : DIDÁTICA; PÓS-GRADUAÇÃO; REGIÃO SUDESTE; PESQUISAS; PRODUÇÕES.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )