SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3¿Es necesario encajonar? Modelos que hacen referencia a la práctica docente en salud.Las Representaciones Sociales y Expectativas de los Estudiantes Recién Llegados en un Curso de Pedagogía índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

PUENTES, ROBERTO VALDÉS  y  LONGAREZI, ANDRÉA MATURANO. ESTADO DA ARTE SOBRE DIDÁTICA NO SUDESTE BRASILEIRO: UM ESTUDO DAS PESQUISAS E PRODUÇÕES DESENVOLVIDAS NESSE CAMPO. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.3, pp.165-181. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p165-181.

O artigo consiste no estado da arte sobre Didática na região sudeste do Brasil, com base na análise e avaliação do que se tem investigado e produzido nessa área. Mapearam-se as pesquisas e publicações empreendidas, no período de 2004 a 2010, pelos docentes credenciados às linhas de pesquisa da Didática ou áreas afins, vinculadas aos Programas de Pós-graduação em Educação. Os dados permitem identificar “o que”, “sobre o que” e “onde” se têm concentrado as pesquisas e produção do conhecimento didático, permitindo situar o lugar que a Didática tem ocupado no âmbito da produção da pós-graduação. Contata-se que a Didática tem ocupado menos da metade das investigações (45,59%) e publicações (40,84%). A identificação do “o que” e “sobre o que” se tem produzido na área permitiu verificar um predomínio de pesquisas nos campos profissional e investigativo relacionadas à dimensão dos modos, o que sugere uma preponderância de estudos voltados para a implantação de propostas e estratégias de profissionalização dos professores. Uma análise do lócus de divulgação do conhecimento produzido (“onde”), nos leva reconhecer que, no geral, a produção tem sido difundida em veículos de pouca circulação e menor reconhecimento. O estudo constatou a pouca centralidade da Didática no interior das pesquisas e publicações, a dispersão temática dos professores e o baixo percentual de trabalhos divulgados em periódicos de expressividade científica.

Palabras clave : DIDÁTICA; PÓS-GRADUAÇÃO; REGIÃO SUDESTE; PESQUISAS; PRODUÇÕES.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )