SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3É PRECISO ENCAIXOTAR? MODELOS QUE REFERENCIAM A PRÁTICA DOCENTE EM SAÚDEAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E EXPECTATIVAS DOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE PEDAGOGIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

PUENTES, ROBERTO VALDÉS  e  LONGAREZI, ANDRÉA MATURANO. ESTADO DA ARTE SOBRE DIDÁTICA NO SUDESTE BRASILEIRO: UM ESTUDO DAS PESQUISAS E PRODUÇÕES DESENVOLVIDAS NESSE CAMPO. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.3, pp.165-181. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p165-181.

O artigo consiste no estado da arte sobre Didática na região sudeste do Brasil, com base na análise e avaliação do que se tem investigado e produzido nessa área. Mapearam-se as pesquisas e publicações empreendidas, no período de 2004 a 2010, pelos docentes credenciados às linhas de pesquisa da Didática ou áreas afins, vinculadas aos Programas de Pós-graduação em Educação. Os dados permitem identificar “o que”, “sobre o que” e “onde” se têm concentrado as pesquisas e produção do conhecimento didático, permitindo situar o lugar que a Didática tem ocupado no âmbito da produção da pós-graduação. Contata-se que a Didática tem ocupado menos da metade das investigações (45,59%) e publicações (40,84%). A identificação do “o que” e “sobre o que” se tem produzido na área permitiu verificar um predomínio de pesquisas nos campos profissional e investigativo relacionadas à dimensão dos modos, o que sugere uma preponderância de estudos voltados para a implantação de propostas e estratégias de profissionalização dos professores. Uma análise do lócus de divulgação do conhecimento produzido (“onde”), nos leva reconhecer que, no geral, a produção tem sido difundida em veículos de pouca circulação e menor reconhecimento. O estudo constatou a pouca centralidade da Didática no interior das pesquisas e publicações, a dispersão temática dos professores e o baixo percentual de trabalhos divulgados em periódicos de expressividade científica.

Palavras-chave : DIDÁTICA; PÓS-GRADUAÇÃO; REGIÃO SUDESTE; PESQUISAS; PRODUÇÕES.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )