SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E EXPECTATIVAS DOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE PEDAGOGIANARRATIVAS, PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS E ESPAÇOS/ TEMPOS COLETIVOS: INTERSEÇÕES E RECONSTRUÇÕES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

SANTOS, LARA FERREIRA DOS; CAMPOS, MARIANA DE LIMA ISAAC LEANDRO; LACERDA, CRISTINA BROGLIA FEITOSA DE  e  GOES, ALEXANDRE MORAND. DESAFIOS TECNOLÓGICOS PARA O ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.3, pp.203-219. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p203-219.

O campo da educação a distância (EAD) é crescente, bem como a oferta de cursos para a formação de professores no âmbito do ensino superior. Desde 2005 o Brasil conta com legislação federal que obriga a oferta da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos cursos de formação de professores, também nos cursos ofertados na modalidade a distância. Neste artigo, fazemos uma breve revisão da inserção da disciplina na modalidade EAD, considerando aspectos da qualidade e acessibilidade de sua oferta. Discutimos algumas das abordagens de ensino de línguas, as características da oferta de Libras em ambiente virtual, bem como os desafios tecnológicos e suas implicações para a relação ensino-aprendizagem. É preciso garantir aos estudantes da Libras a compreensão do que é a surdez e como lidar com ela em sala de aula; para este fim, é fundamental que o ambiente virtual seja adequado para promover ensino de qualidade, principalmente quanto às imagens e atividades postadas e à oferta de carga horária apropriada, para não abordar o tema com superficialidade. O ensino da Libras a distância exige o uso de muitos recursos, que são viáveis nos dias atuais, mas requerem adaptações por parte de toda a equipe técnica envolvida, de forma que todos atuem primando pela qualidade na relação ensino-aprendizagem.

Palavras-chave : LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS; EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; PROCESSO DE ENSINO.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )