SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Desafíos tecnológicos para enseñanza de libras en la educación a distanciaInclusión y matrícula de alumnos con discapacidades en las escuelas públicas: análisis de un municipio del estado de São Paulo, Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

FERNANDES, CARLA HELENA; FERNANDES, DÉBORA CECÍLIO  y  CALIATTO, SUSANA GAKYIA. NARRATIVAS, PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS E ESPAÇOS/ TEMPOS COLETIVOS: INTERSEÇÕES E RECONSTRUÇÕES. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.3, pp.221-238. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p221-238.

O contexto socioeducativo atual indica a necessidade de reflexões e mudanças visando considerar a diversidade de crianças e jovens presentes nas escolas e demais instituições educacionais, para quem o grande projeto nacional de construção da educação inclusiva precisa responder. A pesquisa em questão, em desenvolvimento em uma instituição de educação não formal, objetivou, por meio da organização de um espaço coletivo de interlocução entre os educadores e pesquisadores de uma universidade local, promover reflexões acerca das práticas desenvolvidas pelos educadores junto a crianças que apresentavam aprendizagem e interação diferenciadas, investigando o caráter formativo da participação dos educadores neste grupo de discussão e reflexão. O encaminhamento metodológico dirige-se tanto à investigação como a um processo de formação profissional, buscando-se, nesse caso, o envolvimento e participação dos educadores nas ações da pesquisa. Os primeiros resultados indicam uma ampliação da perspectiva que os educadores tinham acerca da atuação profissional, o que tem propiciado que percebam e envolvam outros elementos no seu fazer. Nesse contexto, as narrativas escritas têm sido empregadas como elemento de reflexão e os educadores têm realizado seus primeiros escritos.

Palabras clave : EDUCAÇÃO INCLUSIVA; FORMAÇÃO PROFISSIONAL; GRUPO.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )