SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Narraciones, prácticas educativas inclusivas y el espacio / tiempo colectivos: intersecciones y reconstrucciones índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

ALMEIDA, DJAIR LÁZARO  y  ORLANDO, ROSIMEIRE MARIA. INCLUSÃO E MATRÍCULA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS: ANÁLISE EM UM MUNICÍPIO PAULISTA. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.3, pp.239-254. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p239-254.

O presente artigo propõe analisar os dados de matrículas em educação especial nas escolas da rede pública estadual em um município do interior paulista com a finalidade de verificar as alterações quantitativas das matrículas de alunos com deficiência como indicadores do processo de inclusão entre os anos de 2009 a 2012. Com tal propósito, a pesquisa foi realizada a partir do estudo do Quadro diagnóstico dos serviços de educação especial, da Diretoria Regional de Ensino do município em foco. O estudo, de cunho descritivo, com análise documental, delimitou-se à consulta de alunos com deficiência (visual, auditiva, física e intelectual) por nível e modalidade de ensino. Dentro do panorama traçado nos últimos quatro anos, referente a questões da educação inclusiva, alguns aspectos chamam atenção. Quatro deles mereceram especial destaque: a tendência crescente de matrículas de alunos com deficiência na rede regular de ensino, a concentração dessas matrículas no ensino fundamental, o baixo índice de alunos que recebem apoio no contraturno e o alto índice de deficiência intelectual em relação às demais deficiências.

Palabras clave : EDUCAÇÃO ESPECIAL; ALUNOS COM DEFICIÊNCIA; EVOLUÇÃO DE MATRÍCULAS.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )