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versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

TOMMASIELLO, MARIA GUIOMAR CARNEIRO; ROCHA, ERILDA MARQUES PEREIRA DA  y  BERGAMASHI, ELÂNIA MARIA MARQUES. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO TEMA TRANSVERSAL NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.esp, pp.35-64. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2ep35-64.

Os temas transversais foram introduzidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental em 1997, não como áreas de conhecimentos específicos, mas como conteúdos a serem ministrados no interior das áreas estabelecidas. Nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Resolução CNE/CP nº 2, de 30 de janeiro de 2012), a Educação Ambiental é um componente curricular obrigatório também a ser trabalhado de forma transversal. Nas Diretrizes Curriculares para a Educação Ambiental (Resolução CNE/CP nº 2, de 15 de junho de 2012), a inserção da Educação Ambiental deve se dar: i) pela transversalidade; ii) como conteúdo de disciplina ou iii) pela combinação dos dois. O objetivo deste artigo é apresentar dados de uma pesquisa empírica que se propôs a investigar a implementação das diretrizes em escolas do Ensino Médio de dois estados brasileiros – Minas Gerais e Goiás – na perspectiva de docentes. Os professores, em geral, desconhecem as orientações dos documentos oficiais. A inclusão do tema transversal Educação Ambiental se resume a poucos projetos realizados nas escolas, fora da sala de aula, tais como horta, compostagem, reciclagem e feiras de ciências. Os temas transversais são mais uma tentativa frustrada de articulação entre as disciplinas, a continuar as atuais condições de trabalho dos professores, a formação não adequada, a falta de recursos e empenhos que garantam a implantação das diretrizes e a sua continuidade.

Palabras clave : EDUCAÇÃO AMBIENTAL; TEMAS TRANSVERSAIS; DIRETRIZES CURRICULARES..

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