SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issueESPThe Environmental Education as transversal theme in secondary education in perspective of teachersLímites de la educación ambiental en la escuela y otras posibilidades de transformar las prácticas actuales author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

TEROSSI, MARCOS JOSÉ  and  SANTANA, LUIZ CARLOS. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS, FONTES EPISTEMOLÓGICAS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.esp, pp.65-83. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2ep65-83.

Considerando a educação como atividade humana, política e social empreenderemos, neste artigo, uma reflexão sobre tendências pedagógicas que historicamente foram mais recorrentes na educação escolar no Brasil, suas principais fontes epistemológicas, bem como as tendências emergentes destas na Educação Ambiental. A partir deste quadro e de uma perspectiva crítica, transformadora e emancipatória de Educação Ambiental, refletiremos sobre a “Pedagogia de Projetos” enquanto prática educativa, considerando suas possibilidades limites.

Keywords : EDUCAÇÃO AMBIENTAL; PEDAGOGIA; MÉTODO; PROJETOS.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )