SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 númeroESPLa Educación Ambiental como tema transverso en educación secundaria en la perspectiva de los maestrosLimits of environmental education in schools and other possibilities to transform the current practices índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

TEROSSI, MARCOS JOSÉ  y  SANTANA, LUIZ CARLOS. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS, FONTES EPISTEMOLÓGICAS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.esp, pp.65-83. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2ep65-83.

Considerando a educação como atividade humana, política e social empreenderemos, neste artigo, uma reflexão sobre tendências pedagógicas que historicamente foram mais recorrentes na educação escolar no Brasil, suas principais fontes epistemológicas, bem como as tendências emergentes destas na Educação Ambiental. A partir deste quadro e de uma perspectiva crítica, transformadora e emancipatória de Educação Ambiental, refletiremos sobre a “Pedagogia de Projetos” enquanto prática educativa, considerando suas possibilidades limites.

Palabras clave : EDUCAÇÃO AMBIENTAL; PEDAGOGIA; MÉTODO; PROJETOS.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )