SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 númeroESPA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO TEMA TRANSVERSAL NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DE PROFESSORESLIMITES DA EDUCACÃO AMBIENTAL ESCOLAR E POSSIBILIDADES PARA TRANSFORMAR AS PRÁTICAS ATUAIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

TEROSSI, MARCOS JOSÉ  e  SANTANA, LUIZ CARLOS. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS, FONTES EPISTEMOLÓGICAS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.esp, pp.65-83. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2ep65-83.

Considerando a educação como atividade humana, política e social empreenderemos, neste artigo, uma reflexão sobre tendências pedagógicas que historicamente foram mais recorrentes na educação escolar no Brasil, suas principais fontes epistemológicas, bem como as tendências emergentes destas na Educação Ambiental. A partir deste quadro e de uma perspectiva crítica, transformadora e emancipatória de Educação Ambiental, refletiremos sobre a “Pedagogia de Projetos” enquanto prática educativa, considerando suas possibilidades limites.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO AMBIENTAL; PEDAGOGIA; MÉTODO; PROJETOS.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )