SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 númeroESPEDUCAÇÃO AMBIENTAL: TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS, FONTES EPISTEMOLÓGICAS E A PEDAGOGIA DE PROJETOSA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PAPEL DAS ESCOLAS PÚBLICAS NA VALORIZAÇÃO DA IMAGEM DO AGRONEGÓCIO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

TULLIO, ARIANE DI et al. LIMITES DA EDUCACÃO AMBIENTAL ESCOLAR E POSSIBILIDADES PARA TRANSFORMAR AS PRÁTICAS ATUAIS. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.esp, pp.85-110. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2ep85-110.

A partir da constatação da universalização da Educação Ambiental (EA) no âmbito escolar no início dos anos 2000, diversas pesquisas têm procurado compreender as oportunidades e as dificuldades que essa instituição enfrenta para a inserção da EA em suas práticas pedagógicas. Nesse contexto, o objetivo do presente artigo é apresentar um diagnóstico das ações, dos projetos e programas de EA realizados em escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental do município de São Carlos/SP, buscando contribuir para aprofundar as reflexões sobre os avanços e os limites que essas instituições têm no que se refere às práticas pautadas em uma EA crítica. Percebemos que, na maior parte das vezes, os temas ambientais são tratados sem conexão com a realidade local. Além disso, algumas ações de manejo, não necessariamente com intenção educativa, foram consideradas sinônimas de EA. Há, ainda, um predomínio da dimensão dos conhecimentos (em detrimento dos valores éticos e estéticos e da participação) na prática educativa. Tais resultados indicam que a tendência conservadora da EA ainda predomina em âmbito escolar, levando-nos a refletir sobre algumas razões pelas quais ainda não avançamos na direção de uma EA crítica.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO AMBIENTAL; ENSINO FORMAL; DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO; PEDA-GOGIA DIALÓGICA; HERMENÊUTICA.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )