SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 númeroESPLIMITES DA EDUCACÃO AMBIENTAL ESCOLAR E POSSIBILIDADES PARA TRANSFORMAR AS PRÁTICAS ATUAISEDUCAÇÃO AMBIENTAL EM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE, EDGAR MORIN E BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS: TESSITURA DE PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS DE MOVIMENTOS INSTITUINTES DE AUTOFORMAÇÃO COLETIVA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

LOUREIRO, CARLOS FREDERICO  e  LAMOSA, RODRIGO. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PAPEL DAS ESCOLAS PÚBLICAS NA VALORIZAÇÃO DA IMAGEM DO AGRONEGÓCIO. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.esp, pp.111-135. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2ep111-135.

Desde 2001, a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), por intermédio da sua entidade coirmã situada em Ribeirão Preto, desenvolve nas escolas públicas da região, formada por 90 municípios, o Programa Educacional Agronegócio na Escola. Do ponto de vista do ideário ambiental, o discurso anunciado pela entidade aponta para a possibilidade de uma sociedade sem conflitos e baseada nas parcerias público-privadas, na responsabilidade individual e na racionalização no uso dos recursos naturais. O objetivo do trabalho foi analisar a inserção do programa nas redes municipais em relação à proposta de hegemonia da entidade e o papel dos professores participantes. A pesquisa que resultou neste artigo realizou entrevistas com 17 docentes inseridos no projeto pedagógico com o intuito de compreender a adesão das comunidades escolares à proposta da ABAG. Foram realizadas também entrevistas com as coordenadoras da associação e a análise dos materiais pedagógicos cedidos pelo programa. Foi possível concluir que a proposta de valorização da imagem do agronegócio, principal objetivo declarado no programa, reproduz no interior das escolas o discurso proposto pela associação por meio de trabalhos que difundem um consenso sobre o modelo agrário dominante.

Palavras-chave : ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO AGRONEGÓCIO; HEGEMONIA; SUSTENTABILIDADE; TRABALHO DOCENTE.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )