SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 númeroESPA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PAPEL DAS ESCOLAS PÚBLICAS NA VALORIZAÇÃO DA IMAGEM DO AGRONEGÓCIOA COMPREENSÃO DE CONCEITOS ECOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: AVALIAÇÃO POR MAPAS CONCEITUAIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Comunicações

versão impressa ISSN 0104-8481versão On-line ISSN 2238-121X

Resumo

FERREIRA, NADJA  e  TRISTAO, MARTHA. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE, EDGAR MORIN E BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS: TESSITURA DE PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS DE MOVIMENTOS INSTITUINTES DE AUTOFORMAÇÃO COLETIVA. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.esp, pp.137-163. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2ep137-163.

Este artigo tem a intenção de apresentar algumas ideias significativas sobre Educação Ambiental realizadas a partir de uma pesquisa de doutorado, articuladas com o pensamento político-pedagógico do educador Paulo Freire, em diálogo com o filósofo Edgar Morin e com o sociólogo Boaventura Souza Santos. Apostamos, não só na possibilidade de diálogo com esses autores, mas, sobretudo, na potência de algumas de suas ideias/conceitos/noções para o campo educativo ambiental com base em princípios não reducionistas. É um movimento próprio, de uma ecologia de saberes, que se sustenta sem a pretensão de “descredibilizar” as ciências, mas de criar possibilidade para que a ciência entre como parte de uma ecologia mais ampla de saberes. Nesse sentido, o diálogo se estabeleceu com sujeitos do bairro-comunidade-escola a partir do movimento instituinte de autoformação coletiva, observado nas práticas de professoras da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que trazem em si princípios de uma Educação Ambiental. A Educação Ambiental está presente na Educação de Jovens e Adultos, mesmo quando não é assim percebida/nomeada e tem suscitado práticas de um ensino voltado para uma práxis reflexiva, crítica e emancipatória nessa modalidade de ensino.

Palavras-chave : DIÁLOGO; ECOLOGIA DE SABERES; POTENCIAL EMANCIPATÓRIO; AUTOFORMAÇÃO.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )