SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 númeroESPEducación ambiental en diálogo con Paulo Freire, Edgar Morin y Boaventura de Sousa Santos: tesitura de prácticas socioambientales de movimientos instituintes de autoformación coletivaEducación ambiental y formación de profesores en PARFOR de la Universidad del Estado de Pará índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

BARTASSON, LORRAINY ANASTÁCIO  y  SAITO, CARLOS HIROO. A COMPREENSÃO DE CONCEITOS ECOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: AVALIAÇÃO POR MAPAS CONCEITUAIS. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.esp, pp.165-190. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2ep165-190.

Pesquisas e documentos nacionais e internacionais destacam a preocupação com o ensino sobre a conservação da biodiversidade e com o cenário de elevada extinção de espécies. Considerando a perspectiva dialógico-problematizadora do material didático PROBIO Educação Ambiental (PROBIO-EA), este se constitui um potencial complemento à sala de aula, a qual costuma se embasar em livros didáticos incompletos. Este trabalho propôs-se a fazer a avaliação da contribuição do PROBIO-EA para a aprendizagem do conceito central “extinção de espécies”, usando conceitos relacionados que estavam presentes no material. A avaliação foi desenvolvida em salas de aula de 6ª série/7º ano de duas escolas da rede pública de Brasília. Mapas conceituais (MC) foram elaborados em momentos pré e pós-teste, e entre eles, utilizou-se o PROBIO-EA. Os MC foram contrastados com mapas elaborados por experts. Os resultados mostram que os referidos alunos passaram a construir MC mais semelhantes aos dos experts e a estabelecer mais relações corretas e acerca do conceito central de extinção de espécies.

Palabras clave : EDUCAÇÃO AMBIENTAL; MATERIAL DIDÁTICO; MAPA CONCEITUAL.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )