SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 númeroESPLa comprensión de conceptos ecológicos en la Educación Básica: evaluación por mapas conceptualesEspacios Educadores sostenibles: el tamaño de la ciudadanía fusionada a partir de procesos educadores ambientales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Comunicações

versión impresa ISSN 0104-8481versión On-line ISSN 2238-121X

Resumen

SILVA, LUCICLÉIA PEREIRA DA; OLIVEIRA, LÍVIA MIRANDA DE; SOUZA FILHO, ERASMO BORGES DE  y  SAITO, CARLOS HIROO. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PARFOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.esp, pp.191-216. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n2ep191-216.

Discussões e práticas de Educação Ambiental (EA), especificamente quanto a questões socioambientais, no campo da formação inicial de professores, em grande parte, têm sido direcionadas a estudos a respeito de concepções acerca da relação humano-ambiente, carecendo de fundamentação teórica e metodológica para compreensão dessa temática e desenvolvimento de ações, tanto em espaços formais como não formais. Neste artigo, apresenta-se a análise da aprendizagem relacionada ao tema conflitos socioambientais dos graduandos, mediada pela aplicação do material didático PROBIO-Educação Ambiental (PROBIO-EA), realizada durante a disciplina Estágio Supervisionado I: vivências em espaços não formais, ofertada para uma turma de graduandos em Biologia cursando o 5º módulo (semestre), no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR em execução na Universidade do Estado do Pará. A questão fundamental neste trabalho é: A partir do uso do material didático PROBIO-EA, ocorre efetivamente a reoperacionalização de conceitos e exemplos no conhecimento prévio dos graduandos? O procedimento metodológico envolveu a aplicação de um questionário para sondagem do conhecimento prévio dos graduandos em relação a conflitos socioambientais e à pedagogia dialógico-problematizadora; discussão, planejamento e aplicação em praça pública do material didático junto à comunidade do município de Castanhal, onde está localizado um dos campi da universidade; feedback com um segundo questionário para avaliar a aprendizagem ocorrida após realização da prática. A partir dos dados obtidos, procedeu-se a análise de conteúdo de todo o processo de construção de conhecimentos, cujos resultados são apresentados no presente artigo.

Palabras clave : EDUCAÇÃO AMBIENTAL; PAULO FREIRE; CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; PRAÇAS PÚBLICAS; CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )